O início de outubro é dedicado à Semana Nacional da Vida, sobre o contexto das celebrações dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no rio Paraíba do Sul, e do Ano Mariano, instituído pela CNBB, e terá como tema, este ano: “Bendito é o fruto do teu ventre” (Lc 1,42).

A semana é marcada por inúmeras discussões em defesa da vida, desde 2005, quando foi instituída pela 43ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Na Arquidiocese de Niterói, segundo a Pastoral da Família Arquidiocesana, as paróquias estão preparando programações especiais ao longo da semana.

Missa em intenção da Vida e lançamento do livro de Dom Ricci

No contexto da semana, no dia 5 de outubro, Dom José Francisco, Arcebispo de Niterói, presidirá uma Santa Missa, na Universidade La Salle, às 17h30, e em seguida, Dom Luiz Ricci, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Niterói, lançará o livro de sua autoria: A morte social: mistanásia e bioética.

Todos estão convidados a participar deste dia de defesa da vida, que ocorrerá na Universidade La Salle, “UNILASALLE”, situada à Rua Gastão Gonçalves, 79, Santa Rosa, Niterói.

No domingo dia 8 de outubro, Dia do Nascituro, o Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, celebrará missas às 8h, na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, e às 18h, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Bananeiras, Araruama.

O Bispo Auxiliar, Dom Luiz Ricci, no Dia do Nascituro, participa, pela manhã, da assembleia arquidiocesana da Pastoral da Criança, com uma palestra.  Celebra às 18h, Missa seguida de novena, na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, no Patronato, São Gonçalo.

A Semana da Vida e o Dia do Nascituro no Brasil

 

Ao longo deste período, em que ocorre a Semana Nacional da Vida, a Igreja no Brasil passará por um momento de evangelização, bem como de compreensão da dignidade da vida.

O Bispo de Osasco (SP) Presidente da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, Dom João Bosco Barbosa de Sousa, disse que a frase, dita por Isabel à Maria Santíssima, serve para “nos orientar e dar muita importância àquele fruto que está no ventre das mães, que é o nascituro, que é a esperança, a vida que nasce, o dom de Deus”.

O subsídio “Hora da Vida” tem a intenção de ajudar comunidades e famílias a se organizarem e viverem esta semana, da melhor forma possível.

“A Semana da Vida e o Dia do Nascituro é essa oportunidade de nós, enquanto agentes de Pastoral Familiar, fazermos frente àquilo que é contra a vida, nocivo à vida. Mais uma vez estaremos unidos, em oração neste mês de outubro, para defendermos a vida e refletirmos sobre a beleza de ser mãe e pai, que dão a vida e cuidam dos filhos que nascem. Então, a Igreja, com essa celebração, e as reflexões propostas, quer ajudar todas as famílias a defenderem esse grande e importantíssimo dom que Deus nos deu, que é a vida”, reflete o assessor da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, Padre Jorge Alves Filho. (LMI)

Como ponto culminante da Semana Nacional da Vida, celebraremos o Dia do Nascituro a 8 de outubro. O termo nascituro encontra sua origem no latim, e significa “aquele que há de nascer”. Atualmente, nascituro é o nome que se dá ao ser humano já concebido, e que se encontra, ainda, no ventre materno.

Com o objetivo de promover, proteger, defender e valorizar a vida humana em todas as circunstâncias, desde a sua concepção, até a morte natural, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) instituiu, na 43ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em 2005, a primeira semana de outubro como Semana Nacional da Vida, sendo o dia 8 o Dia do Nascituro.

Por João Dias (com CNBB e Noticias Católicas)

Expediente

Seg. a sex. 9h às 18h, Sáb. 9h às 12h
E-mail: secretaria15pnsa@gmail.com
Tel.: (22) 2643-0082

Bênção do Santíssimo Sacramento

Qui., às 18h (antes da Santa Missa), na Matriz Histórica

Batismo

Inscrições às terças, das 9h às 12h e 14h às 17h, na Matriz Auxiliar

Bênçãos de objetos (veículos, casas e outros)

Marcar previamente na Secretaria Paroquial

Matrimônio

Informações e entrega de documentos na Sec. Paroquial com a presença dos noivos