“Uma liturgia bem celebrada santifica o povo”.

Pastoral Litúrgica é a ação de preparar a comunidade para bem celebrar suas litúrgicas.

Entendemos “pastoral” como atividade do pastor, que leva seu rebanho a verdes pastagens, a águas frescas, que defende as ovelhas contra os perigos, contra lobos e ladrões, assim como fez Jesus, o “Bom Pastor”. Ter esse espírito “pastoral”, ou seja, de “pastor” que dá a vida por suas ovelhas, é próprio de todos os seguidores e seguidoras de Jesus, principalmente de quem está servindo em uma pastoral.

 A primeira função da Pastoral Litúrgica é organizar a Liturgia que acontece na comunidade. Para isso é preciso saber que ela anda sempre junta com: ministros, coroinhas e músicos.

Quem trabalha com liturgia precisa ter boa formação litúrgica: todos os que fazem parte da pastoral litúrgica devem encontrar um tempo para estudar, refletir e rezar. Estudar o que é liturgia, o que é útil fazer ou omitir, o que a Igreja entende com cada uma das celebrações e ritos. Junte-se a isso a reflexão e a oração, o crescimento espiritual necessário para quem trabalha na pastoral litúrgica. Não basta ler bem ou falar bonito; o membro da pastoral litúrgica precisa de espiritualidade para ajudar a comunidade a fazer experiência de Deus por meio das celebrações.

Outro tipo de formação necessária diz respeito ao modo de comunicar-se durante a celebração. Por isso, cursos que ensinem técnicas para leitores, cantores, instrumentistas se fazem necessários. Noções básicas de postura, tais como o modo de usar o microfone, de andar, de vestir-se, de animar uma comunidade celebrante, são imprescindíveis na formação litúrgica.

Uma das principais tarefas da pastoral litúrgica é a preparação das celebrações. A improvisação não deveria ter espaço em nenhuma celebração da comunidade, nem da parte do padre nem da parte das equipes.

A celebração é o espelho da comunidade: quer dizer, uma comunidade organizada, funcional e acolhedora é refletida nas liturgias. Quando, durante as celebrações, ninguém sabe ao certo o que deve fazer, como deve fazer, e isso transparece em forma de desorganização, pode ter certeza que alguma coisa não está bem na comunidade.

Contato

  • Secretaria Paroquial

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  /  Tel.: (22) 2643-0082 - (22) 98811-7023

EXPEDIENTE

  • Segunda a Sexta-feira - 09h às 18h
  • Sábado - 09h às 12h

Praça Porto Rocha, s/nº - centro - Cabo Frio - RJ
E-mail: secretaria15pnsa@gmail.com
Tel.: (22) 2643-0082 - (22) 98811-7023 wpp

Bênção do Santíssimo Sacramento

  • Quinta-feira - 18h

Batismo

  • Inscrições na Secretaria Paroquial

Bênçãos de objetos, veículos, casas e outros

  • Marcar previamente na Secretaria Paroquial

Matrimônio

  • Informações na Secretaria Paroquial