Convento Nossa Senhora dos Anjos

Um dos mais expressivos exemplares da arquitetura colonial no Brasil, o Convento tem como destaques as pinturas no teto da capela-mor, dos painéis dos altares laterais e do piso de lajotas de barro.

Construído em pedra e cal, foi inaugurado em 1696, logo após a elevação de Cabo Frio à condição de cidade. No início, era uma construção quadrangular com pequeno claustro. Por dois séculos manteve-se como um local de estudos, vindo a ser o primeiro colégio da cidade. Ali, os franciscanos ergueram a Ordem Terceira da Penitência e, ao lado, o cemitério, com rico acervo em arte mortuária.

O complexo arquitetônico também abrange o Cruzeiro de Santo Antônio, em frente ao convento, provavelmente construído na mesma época da igreja.

Dentro do Convento funciona, desde 1982, o Museu de Arte Religiosa e Tradicional, com exposição de imagens barrocas em terracota e madeira. Abre para visitação nos seguintes dias e horários: sábados, domingos e feriados: das 14h às 18h; e de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h. Há visitas guiadas.

O convento fica localizado no Largo de Santo Antônio, s/nº, Centro. Tel.: (22) 2643-6898.

EXPEDIENTE

  • Segunda a Sexta-feira - 09h às 18h
  • Sábado - 09h às 12h

Praça Porto Rocha, s/nº - centro - Cabo Frio - RJ
E-mail: secretaria15pnsa@gmail.com
Tel.: (22) 2643-0082 - (22) 98811-7023 wpp

Bênção do Santíssimo Sacramento

  • Quinta-feira - 18h

Batismo

  • Inscrições na Secretaria Paroquial

Bênçãos de objetos, veículos, casas e outros

  • Marcar previamente na Secretaria Paroquial

Matrimônio

  • Informações na Secretaria Paroquial