A nossa comunidade paroquial conta com inúmeras frentes pastorais que fomentam a assistência social aos irmãos mais vulneráveis e necessitados. Uma delas é a Pastoral do Berço cuja finalidade principal é o auxílio social e espiritual às mães e aos seus bebês desde a gestação até os primeiros meses de vida do neném, o chamado pós-parto. Graças às doações de nossos paroquianos – que podem ser deixadas em nossa secretaria paroquial – conseguimos distribuir mensalmente inúmeros enxovais, bem como fraldas descartáveis, banheiras e afins.

 Além disso, a Pastoral do Berço realiza um trabalho socioeducativo com as gestantes e as prepara para a chegada do seu bebê orientando-as quanto a seus direitos civis, no que diz respeito ao apoio médico e psicológico (com a ajuda de profissionais voluntários), e também as estimula, através de palestras formativas, quanto a amamentação e aos demais cuidados maternos importantes para o desenvolvimento do bebê. 

 

OBJETIVO

 

Sua missão pastoral é promover um espaço de convivência entre as gestantes que seja capaz de desenvolver nelas a autonomia, o protagonismo, a autoestima, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários; por meio da acolhida e da escuta que são essenciais para o devido cuidado também das mamães.

 Diz-nos o salmista: “OS FILHOS SÃO A BÊNÇÃO DO SENHOR; O FRUTO DAS ENTRANHAS, SUA DÁDIVA”. Certos de que Deus deseja a salvação de todos os seus, e por isso os chama à filiação divina, a Pastoral do Berço tem especial cuidado na conscientização acerca da importância da administração do Sacramento do Batismo para os pequeninos, que é a porta de entrada para a comunhão com Deus e sua Igreja.

Desse modo, através da caridade fraterna, da comunhão e da oração, os agentes da Pastoral do Berço contribuem para o avanço do Reino de Deus em nossa comunidade paroquial sendo na vida das famílias menos favorecidas o rosto e as mãos da Virgem Maria que visita a sua prima Isabel – quando esta estava grávida – enchendo-a do Espírito de Deus.   

 

CONTATO

 

As gestantes, preferencialmente no período do 6º ao 8º mês de gestação, que desejarem passar por esse acompanhamento, devem procurar a assistente social de nossa paróquia, que atende em nossa Matriz Auxiliar na:

 

  • Segunda-feira: das 13h às 17h
  • Terça-feira: das 13h às 18h30min
  • Quinta-feira: das 13h às 18h30min

 

Secretaria Paroquial

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  /  Tel.: (22) 2643-0082 - (22) 98811-7023

EXPEDIENTE

  • Segunda a Sexta-feira - 09h às 18h
  • Sábado - 09h às 12h

Praça Porto Rocha, s/nº - centro - Cabo Frio - RJ
E-mail: secretaria15pnsa@gmail.com
Tel.: (22) 2643-0082 - (22) 98811-7023 wpp

Bênção do Santíssimo Sacramento

  • Quinta-feira - 18h

Batismo

  • Inscrições na Secretaria Paroquial

Bênçãos de objetos, veículos, casas e outros

  • Marcar previamente na Secretaria Paroquial

Matrimônio

  • Informações na Secretaria Paroquial