A Arquidiocese de Niterói celebra hoje, 23 de junho, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, o Dia de Oração pela Santificação do Clero.

O Dia de Oração pelo Clero iniciou-se no dia 25 de março de 1995, quando o Papa João Paulo II recebeu a proposta da Congregação para o Clero de celebrar, no mesmo dia da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a santificação dos sacerdotes. Ele acreditava que a iniciativa ajudaria os sacerdotes a “conformarem-se cada vez mais com o coração de Bom Pastor”.

“A Quinta-feira Santa, levando-nos às origens do nosso sacerdócio, recorda-nos também a obrigação de tender para a santidade, a fim de sermos ‘ministros de santidade’ para homens e mulheres confiados ao nosso serviço pastoral. Nesta perspectiva, vem a ser muito oportuna a proposta, sugerida pela Congregação para o Clero, de celebrar em cada diocese um ‘Dia pela Santificação dos Sacerdotes’, por ocasião da Festa do Sagrado Coração de Jesus ou noutra data mais apropriada às exigências e costumes pastorais do lugar. Faço minha esta proposta, almejando que tal iniciativa ajude os sacerdotes a conformarem-se, cada vez mais plenamente, com o coração do Bom Pastor” (Carta do Papa João Paulo II aos sacerdotes por ocasião da Quinta-Feira Santa de 1995).

A manhã de Oração pela Santificação do Clero será realizada no Seminário Arquidiocesano São José, com a presença do Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco. A solenidade será uma manhã de oração e reflexão.

Nessa data, a Igreja é convidada a intensificar as orações pelos sacerdotes, testemunhas de Cristo Ressuscitado, no qual, por meio deles, os fiéis podem experimentar o Espírito Santo, através dos sacramentos e da Eucaristia. Esse também é um momento importante para que os sacerdotes intercedam uns pelos outros, reafirmando a unidade da Igreja e sua missão salvífica.

O Santo Padre, na Santa Missa, do dia 22 de junho, explicou as três características que os Sacerdotes devem adotar: “O zelo apostólico de Paulo, apaixonado, zeloso, é a primeira característica. O homem que sabe discernir porque conhece a sedução e sabe que o diabo seduz é a segunda característica. E um homem com capacidade de condenar as coisas que fazem mal às suas ovelhas é a terceira características”. O Papa então, concluiu com uma oração “por todos os pastores da Igreja, para que São Paulo interceda diante do Senhor, para que todos nós, pastores, possamos ter essas três características para servir ao Senhor”.

Por João Dias (com informações do Vaticano)

EXPEDIENTE

  • Segunda a Sexta-feira - 09h às 18h
  • Sábado - 09h às 12h

Praça Porto Rocha, s/nº - centro - Cabo Frio - RJ
E-mail: secretaria15pnsa@gmail.com
Tel.: (22) 2643-0082 - (22) 98811-7023 wpp

Bênção do Santíssimo Sacramento

  • Quinta-feira - 18h

Batismo

  • Inscrições na Secretaria Paroquial

Bênçãos de objetos, veículos, casas e outros

  • Marcar previamente na Secretaria Paroquial

Matrimônio

  • Informações na Secretaria Paroquial