Celebração da Inscrição da Porta para Bênção da Casa na Epifania do Senhor
Reunindo a família na porta da casa, o Pai ou o responsável pela casa dirige a celebração.
- Dirig: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
- T odos:Amém.
- Dirig: Uma criança é nascida em Belém, aleluia! Com plena alegria canta Jerusalém, aleluia, aleluia. Do Oriente viram a estrela, aleluia, e os Santos Reis vêm de longe, aleluia, aleluia.
Rezemos juntos: Entrada do Senhor no Templo
- Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra,
o mundo inteiro com os seres que o povoam.
- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre. Amém!
- Dirig.: Uma criança é nascida em Belém, aleluia!
- Todos: Com plena alegria canta Jerusalém, aleluia!
- Dirig.: Do Oriente viram a estrela, aleluia!
- Todos: E os Santos Reis vem de longe, aleluia, aleluia!
- Dirig: Supliquemos humildemente ao Cristo Senhor, Palavra eterna do Pai, que, enquanto esteve entre os homens, se dignou viver em família e cumulá-la de bênçãos celestes, para que olhe com bondade por esta família, e digamos:
- Todos: Ouvi-nos Senhor.
- Dirig: Pai Onipotente, auxiliai nossos pais a seguirem o exemplo de São José, assumindo a proteção de nossas famílias com coragem, firmeza, ternura e proximidade. Rezemos.
- Todos: Ouvi-nos Senhor.
- Dirig: Jesus, Verbo do Pai, concede-nos a graça de saber honrar nossos pais e mães, seguindo vossos passos no caminho das virtudes, exercitando a humildade e a obediência. Rezemos.
- Todos: Ouvi-nos Senhor.
- Dirig: Santo Espírito, ensina-nos a apreciar a beleza de uma vida simples e laboriosa, cultivando com solicitude o relacionamento conjugal e desempenhando, com sabedoria e proximidade, a educação de nossos filhos, fazendo-os crescer em santidade e justiça. Rezemos.
- Todos: Ouvi-nos Senhor.
- Dirig: Trindade Santíssima, concedei-nos a graça de imitar a Sagrada Família em suas virtudes familiares e amor mútuo, para que possamos gozar das alegrias eternas já nesta terra. Rezemos.
- Todos: Ouvi-nos Senhor.
- Todos terminam rezando juntos: Pai Nosso, Ave Maria e Glória.
Agora, por cima da porta de casa, do lado exterior, o pai ou responsável, escreve com giz abençoado na Missa da Solenidade da Epifania do Senhor, o seguinte:
20 + C + M + B + 25
- O 20 e o 25 representam 2025, o ano em que nos encontramos.
- As letras CMB representam Christus Mansionem Benedícat - Cristo Abençoe esta Casa.
- Os números e cada letra são intercalados com uma cruz.
- A sigla CMB também era entendida como representando os três santos reis: Gaspar, Melchior e Baltazar (sendo que Gaspar pode ser escrito Caspar).
Enquanto o pai ou responsável faz a inscrição, os demais vão rezando juntos em voz alta:
- Todos: Os três Reis Magos: Caspar, Melchior e Balthazar, seguiram a estrela do Filho de Deus que se fez homem há dois mil e vinte e cinco anos atrás. Que Cristo abençoe nossa casa e mantenha-se conosco durante todo este ano.
Após ter feito na porta a inscrição, o dirigente reza:
- Dirig: Senhor Deus do Céu e da Terra, que revelastes o vosso Filho Unigênito a todas as nações com o sinal de uma estrela: abençoai esta casa e todos os que nela habitam, enchei-os com a luz de Cristo, e que o nosso amor pelos outros reflita o vosso amor. Por Cristo nosso Senhor.
-Todos: Amém.
- Dirig: Pela intercessão da Bem-aventurada e sempre Virgem Maria, e de São José, seu castíssimo esposo, abençoe-nos o Deus todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo.
- Todos: Amém.