O Apostolado da Oração nasceu em um Seminário da Companhia de Jesus, na França, em 1844, com o objetivo de zelar pelas missões. Após aprovação do Papa Pio IX, que concedeu suas primeiras indulgências, teve muitas adesões e rapidamente se expandiu.
O carisma proposto foi o de oferecer a vida em oração e sacrifício pelo ardor missionário, junto à missão de difundir e formar novos grupos pelo mundo. Em 1961 entrou a espiritualidade do Coração de Jesus, com a consagração dos fiéis leigos. Em 1965 chegou ao Brasil com os padres Jesuítas.
Com o Papa Francisco, algumas mudanças foram feitas: os dois documentos de recriação propostos por diretores de vários países foram aprovados; o Apostolado da Oração deixou de ser Associação e passou a ser Fundação; a Sede Mundial foi transferida de Portugal para o Vaticano e o Apostolado da Oração passou a fazer parte da Rede Mundial de Oração do Papa - RMOP, a convite do próprio Papa Francisco, que, como jesuíta, faz questão de contar com o carisma e a missão do grupo, frente aos desafios da humanidade e da missão da Igreja.
Missão e Compromisso
- Oferecer, em todas as Santas Missas, as orações nas intenções do Santo Padre, o Papa e por todo o clero. Pedir Bispo diocesano, pelo Pároco, Vigário e por toda a Paróquia, em suas Pastorais e Movimentos.
- Estar unido em um só Coração (junto ao Sagrado Coração de Jesus) e a cada coração do grupo, no 'Oferecimento Diário e na prática dos 4 pilares:
- Na vida oferecida a Cristo, na Eucaristia;
- Na vida oferecida a Cristo, na Oração;
- Na vida oferecida à Igreja de Cristo, e à missão do Papa;
- Na vida centrada em Cristo, através do Sagrado Coração.
Estrutura geral:
- Diretor Geral Mundial - designado pelo Santo Padre: Pe Fréderic Fornos S. J. (Vaticano).
- Diretor Nacional (Brasil) - designado pelo Diretor Geral: Eliomar Ribeiro. (São Paulo).
- Diretor Diocesano - nomeado pelo Bispo Diocesano: William Lucena (Niterói);
- Diretor Vicariato - nomeado pelo Diretor Diocesano: Helcimar Sardinha (Arraial do Cabo).
Quem pode participar do Apostolado:
- Quem já foi crismado e quiser fazer parte do grupo, será preparado para o Ritual de admissão e consagração ao Sagrado Coração de Jesus, feito anualmente.
- Crianças e adolescentes (após a Primeira Eucaristia), entram como acompanhantes. O ideal é que procure uma Paróquia que tenha o MEJ, (Ministério Eucarístico Jovem), braço do AO direcionado à crianças e adolescentes.
Contato
- Secretaria Paroquial
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Tel.: (22) 2643-0082 - (22) 98811-7023