Durante a Páscoa, tempo litúrgico que sucede a Semana Santa, nossa comunidade paroquial conta com a atuação dos Mordomos do Espírito Santo. Este frutuoso movimento tem a missão de levar a bênção de Deus às casas de nossos paroquianos, e junto com ela a bandeira do Divino Espírito Santo. Isso ocorre, tendo em vista que depois da Ressureição e gloriosa Ascensão de Jesus Cristo, a Igreja celebra a Solenidade de Pentecostes, fazendo memória do dia em que o Espírito Santo desceu sobre a Virgem Maria e os Apóstolos reunidos em cenáculo.
A partir de finais do século XIII, surgiu em Portugal uma grande devoção ao Espírito Santo que fora propagada por santa Isabel de Portugal, então rainha de Aragão. A história conta que santa Isabel fez uma promessa ao Espírito Santo que se o seu marido, o rei D. Diniz fizesse as pazes com o seu filho, D. Afonso, ela mandaria forjar uma réplica da coroa e no topo mandaria colocar uma pomba, representando o Espírito Santo, e a levaria em peregrinação arrecadando donativos para os mais pobres. De fato, a fé da rainha foi capaz de evitar a batalha armada de Alvalade, entre pai e filho.
Nessa época santa Isabel tornou-se protetora da Irmandade do Espírito Santo, cujo principal objetivo era a captação de recursos para a grande Festa do Espírito Santo. Os seus esforços foram tão grandes que a possibilitou, junto a Irmandade, construir uma igreja ao Espírito Santo, em Alenquer, Portugal. Aqui no Brasil, esta devoção trazida pelos nossos colonizadores portugueses foi sendo cada vez mais difundida e aceita popularmente, até se constituir no que hoje se conhece como Festa do Divino.
OBJETIVO
Em nossa Paróquia é tradicional termos, mesmo que em dimensões menores, desde a Novena de Pentecostes até a sua devida Solenidade, uma série de belíssimas celebrações. Dentre elas podemos destacar o erguimento do mastro no primeiro dia da novena, sinalizando o começo deste período forte; a própria Novena, ornada com a ladainha e as orações próprias; e principalmente o dia da Solenidade de Pentecostes, em que o imperador e a imperatriz, junto aos demais mordomos do Espírito Santo, entram em procissão da Matriz Histórica em direção à Matriz Auxiliar.
O principal objetivo dos Mordomos do Espírito Santo é propagar pela nossa comunidade a devoção ao Espírito Santo, principalmente quando se aproxima a Solenidade litúrgica do mesmo Espírito. Recordando a história, cujo protagonismo era da rainha e dos demais colaboradores, os Mordomos tem a responsabilidade de guardar a tradição e atuar energicamente no período pascal, colaborando com o pároco na difusão da devoção ao Espírito de Deus.
HORÁRIOS
- Os paroquianos que desejarem fazer parte dos Mordomos do Espírito Santo fiquem atentos aos avisos paroquias, principalmente na quaresma, onde há a convocação dos novos mordomos e as datas das reuniões;
- Os que quiserem a visita da Bandeira do Divino em seu lar, no período que for anunciado nas missas, procure a secretaria paroquial para fazer a sua inscrição.
CONTATO
Secretaria Paroquial
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Tel.: (22) 2643-0082 - (22) 98811-7023