ACESSE AQUI O RITO DA BENÇÃO DA CASA
A Igreja celebra no dia 06 de janeiro (no Brasil, se o dia 6 não cair num domingo, a Celebração é transferida para o domingo próximo) a Solenidade da Epifania do Senhor, ou a manifestação de Jesus ao mundo. É um costume antigo as famílias ministrarem uma bênção em seus lares por ocasião desta data. No ritual, algumas ações peculiares como a inscrição na parte exterior da porta da casa com os dizeres “20+C+M+B+23”, onde o 20 e o 23 representam o ano 2023, o ano em que nos encontramos. O C M B são as iniciais de Christus Mansionem Benedicat [Cristo Abençoe esta Casa]. Cada letra é intercalada com uma cruz. A sigla CMB também era entendida como representando os três reis magos (sendo que Gaspar pode ser escrito Caspar) e interpretado como uma forma de receber os magos em nossa casa.
Na Epifania, pelas circunstâncias que temos, é possível também que o pai da família, como “sacerdote da Igreja doméstica”, ou na ausência dele, a pessoa responsável pela família, conduza esta breve celebração. É uma celebração que a Igreja muito valoriza, pela santidade do lar “em cujas portas são desenhadas a cruz do Senhor, a data do ano que apenas começou, as letras iniciais dos tradicionais nomes dos santos Magos (…) escritas com giz bento” (Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, Diretório sobre Piedade Popular e Liturgia, 2002, nº 118)
“A sua peregrinação exterior era expressão deste estar interiormente a caminho, da peregrinação interior do seu coração. Eram homens que buscavam a Deus e, em última instância, caminhavam para Ele” (Papa Bento XVI, 06 de janeiro de 2013).
Referências:
- http://www.domesticaecclesia.com.br/2014/01/bencao-da-casa-na-epifania.htm
- https://www.salvemaliturgia.com/2018/01/bencao-da-casa-na-solenidade-da.html