No último domingo, dia 25 de outubro, aconteceu, na
Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, em Cabo Frio, o rito de Admissão a Fé Católica (o ritual próprio encontra-se em Apêndice do RICA. (Cf. Directório Ecuménico de 1993, nn. 92-101) do jovem Israel Garcia. Israel foi batizado pela Igreja Batista e já há um 1 ano e meio, quando decidiu converter-se a Fé Católica, vinha preparando-se para finalmente, como membro da Igreja de Cristo, viver a Fé verdadeira concretamente.
Quando uma pessoa já foi batizada validamente numa comunidade cristã, que é o caso do Israel, a Igreja Católica reconhece o batismo, porque também é cristã, mas não aceita aquele batizado como membro da Igreja, porque, apesar de ser cristão, não professa a Fé Católica. Como há um só Senhor e unicamente nEle o Cristianismo crê, não é possível que a pessoa seja “rebatizada”, mas é possível que passe a ser contada como membro do Catolicismo. Para isso é preciso professar a Fé da Igreja Católica. Sendo assim, após um período de estudo e oração, pelo Rito da Admissão, o indivíduo pode ser apresentado a Assembleia dos Fiéis como novo membro da Igreja Católica.
O Senhor, Deus eterno e onipotente, que pela sua Misericórdia conduziu-o até aqui e o recebeu na Igreja Católica, para que, por meio do Espírito Santo, tenha a plena comunhão na Fé que professou na presença da comunidade, dai-lhe graça para prosseguir, força para não desistir e luz para testemunhar sua Palavra.
Por: Rodolfo Bartholomeu