No mês de setembro, ocorre a campanha de prevenção ao suicídio, ou seja, o Setembro Amarelo.
A mesma é realizada anualmente desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, sendo o dia 10 desse mês, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), constam que um suicídio ocorre a cada 40 segundos no mundo. A partir disso, a Paróquia Nossa Senhora da Assunção em parceria com o projeto Mente Sã, da Dra Glória Regina, realizou na manhã desta quinta-feira a Live, que teve como objetivo orientar e capacitar adultos e adolescentes sobre o mal que atravessa os séculos.
A transmissão teve o seu início às 11h com a explicação da Dra Glória sobre o Setembro Amarelo, contando sempre com a participação do público com perguntas e relatos desse meio, dando ênfase a depressão e ao suicídio. Ademais, o principal objetivo dessa Live foi fazer com que assuntos, como o mês de prevenção ao suicídio, ganhe visibilidade para que os sinais do processo depressivo sejam localizados e encaminhados para tratamento com a área especializada.
Assim, a depressão não tem idade, os suicídios também, sendo alarmante os casos entre jovens de 15 a 30 anos, no entanto, é notável que há um aumento da terceira neste momento de pandemia, sendo uma das classes mais preocupantes a se tratar. Sendo importantíssimo início de um tratamento psicológico. O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.Ligue 188 ou entre no site https://www.cvv.org.br/ .
A grande parceria com a TV Litoral News somente temos que agradecer..
Por: Ana Calara Parreiras