O querido paroquiano completaria 100 anos hoje.
Ewaldo de Oliveira Salles, nasceu em Cabo Frio, em 31 de maio de 1920, na rua Marechal Floriano, nº 253, sobrado, no bairro de São Bento. Seus pais, Maurício Cardoso de Salles e Rosa de Oliveira Salles, batizaram-no em 31 de julho do mesmo ano.
Desde pequeno buscou uma vida de oração e recebeu sua primeira Comunhão no dia 7 de agosto de 1927. Recebeu a fita de aspirante da Congregação Mariana, em 24 de setembro de 1950 e o fitão de Congregado em 8 de dezembro de 1951, sendo empossado Presidente da Congregação em 6 de setembro de 1955.
Ingressou na Ordem Secular de São Francisco das Chagas em 17 de setembro de 1953, quando recebeu o Escapulário de São Francisco e em 1954 fez sua Profissão. Durante 14 anos foi Mestre de noviços na Ordem Franciscana e, com Hélcio Azevedo fundou o Curso de Alfabetização para adultos e crianças, que funcionou de 1951 a 1957.
Trabalhou nas Salinas como regulador d’água, e na firma Henrique Lage durante 36 anos, quando foi aposentado.
Dentre as suas inúmeras virtudes, destaca-se a piedade, e ele próprio dizia; - rezo todos os dias o terço do rosário, que é a minha segurança, graças a Jesus Cristo e a Maria Santíssima.
Por graças de Deus, é um dos maiores e mais humildes servidores do Senhor na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, levando incansavelmente a Santa Comunhão aos enfermos, zelando pelos pequenos detalhes na igreja e espalhando a paz e o bem.
Ewaldo Sales escreveu um livro de poesias e destacamos esta em especial.
MARIA MÃE DE JESUS
Alma sublime que Deus criou
Para dar ao mundo alegria
Pois Deus também quis ter uma mãe.
Por isso trouxe a virgem Maria.
Ornada de esplendor e glória
Para dar ao mundo o salvador
Que veio nos trazer a vitória
Ensinando a viver no amor.
Ela, que sempre soube amar,
Dando o seu sim para nos salvar,
Deixou-nos um exemplo fiel
Guiando-nos todos para o céu.
A nossa mãe aqui na terra
Traz-nos a figura de Maria
Com seu carinho de todo dia
Nesta vida que encerra
Viva nossa mãe que Deus nos deu
Para nos criar com todo amor
Saudemo-la neste grande dia
Agradecendo a nosso Senhor.
Que possamos nestes dias difíceis, sermos dóceis como Ewaldo Sales foi um instrumento do Senhor. Ele foi ao encontro do Pai em 20 de julho de 2007.