Em uma paróquia de grande dimensão, não é de se estranhar que aconteçam grandes manifestações religiosas tomem conta da Semana Santa.
Em todas as regiões do Brasil, as celebrações são marcadas pelas tradições populares e pela fé no Cristo Ressuscitado.
Uma destas tradições é a procissão do Fogaréu, que se realiza em várias paróquias, a paróquia Nossa Senhora da Assunção em Cabo Frio, também prepara com muito zelo.
Ao som de tambores e à luz de tochas, tem início a Procissão do Fogaréu. O ritual simboliza a procura e a prisão de Cristo. Cerca de 40 homens encapuzados representam os soldados romanos. Carregam as tochas enquanto um coro entoa cantos.
A Procissão é acompanhada por centenas de pessoas. Ela tem seu inicio logo após a Missa na matriz auxiliar, passa por ruas específicas do centro da cidade e seu encerramento acontecerá no Convento Nossa Senhora dos Anjos com a prisão de Jesus Cristo.
No dia 15 de abril, aos sons dos tambores e conduzindo tochas todos paroquianos e visitantes irão vivenciar um momento que nos leva a refletir o Plano de Salvação para a humanidade. A primeira procissão ocorreu em 2017, quando o pároco padre Marcelo Chelles trouxe o costume à cidade.
Por: Maria Lúcia Menezes