Na apresentação que aconteceu na manhã deste sábado (05),
além de todo o clero de Niterói estiveram presentes Dom Caetano Ferrari, bispo da diocese de Bauru (SP), que emocionado disse o quanto se alegra em tê-lo no ministério do episcopado e relembrou o quanto Dom Ricci é zeloso no trabalho que faz por onde passou como padre e que aqui na arquidiocese não será diferente.
O cardeal do Rio de Janeiro, o arcebispo Dom Orani Tempesta, mesmo com compromisso em São Paulo, se fez presente no início da celebração dirigindo a palavra ao mais novo membro do Regional Leste1 onde em suas poucas palavras disse que vivemos em um lindo lugar, mas com grandes dificuldades e que em breve Dom Ricci receberá suas funções no regional.
Dom José Francisco, que presidiu a celebração, lembrou do mês vocacional e que neste mês nas orações devemos lembrar de todos os vocacionados. Ele passou a palavra a Dom Ricci que pela primeira vez se dirigiu a arquidiocese falando que chegou livre, desarmado. “Quero o que Deus quer para mim” finaliza em seu discurso.
Padre Helcimar Sardinha da paroquia São Pedro Apostolo em São Pedro da Aldeia, dirigiu a palavra a Dom Ricci representando todo o clero de Niterói e apresentando seus vicariatos e suas riquezas.
Por fim Dom Ricci agradeceu a todos os presentes e se despediu da comitiva que veio especialmente de Bauru (SP).
Alguns paroquianos estiveram presentes dentre eles o jovem Rodolfo Bartholomeu que ficou emocionado com a simplicidade e alegria do novo bispo auxiliar. Como ele disse na Missa em honra a Nossa Senhora lembrando o Magnificat de Maria: “Quero assumir essa nova Missão da mesma forma que Maria Santíssima deu seu Sim à Deus – O Poderoso fez por mim Maravilhas, Santo é Seu nome ”.
Por: Maria Lúcia Menezes