A Vigília Eucarística tem como objetivo, fazer que o cristão entre em total harmonia com a Paixão de Cristo, e assim se prepare espiritualmente para morrer na Cruz com Ele.
4º DOMINGO DO TEMPO COMUM – 31/01 E 01/02/2026
Durante todo o ano, as pessoas que necessitam receber o sacramento da Unção dos Enfermos podem procurar a Secretaria da Igreja para solicitar o atendimento. Porém, costumamos fazer, em nossa paróquia, nos meses de fevereiro e julho, a administração do sacramento da Unção dos Enfermos dentro da Missa.
Informo que, no próximo dia 11 de fevereiro, na Missa das 19h, faremos a administração do sacramento da Unção dos Enfermos. Mas atenção: para recebê-lo na Missa do dia 11, é necessário, primeiro, passar pela triagem na Secretaria da Igreja. Portanto, se alguém deseja receber a Unção na Missa do dia 11/02, já pode passar na Secretaria da Igreja para receber as orientações. Desde já informo que, na Missa do dia 11/02, quem não tiver feito a triagem não poderá receber a Unção na Missa. Poderá recebê-la em outro dia, mas não naquele dia.
Nos dias 07 e 08 de março vai acontecer o Retiro Espiritual Chamados ao Amor. Este encontro é para as famílias de nossa paróquia e podem levar seus filhos, porque haverá um encontro próprio para eles. Este retiro é promovido pela Pastoral Familiar de nossa paróquia e vai acontecer no Colégio Sagrado Coração de Jesus. Inscrições e informações com os agentes da Pastoral Familiar aqui no pátio da igreja, em frente à cantina, ou também online pelo Instagram da Pastoral Familiar de Cabo Frio.
Na próxima sexta-feira dia 06 de fevereiro, o ECC (Encontro de Casais com Cristo) vai realizar o Baile de Carnaval no Tamoyo Esporte Clube. Convites à venda. Mais informações com o pessoal do ECC ou na Secretaria da Igreja.
Sábado que vem, dia 07 de fevereiro, das 15h às 21h, também teremos o Bailinho de Carnaval para as crianças, realizado pelo semear. O Bailinho vai acontecer no Colégio Sagrado Coração de Jesus. Valor do Ingresso de R$5,00, crianças menores de 5 anos não pagam. Mais informações no pátio da Igreja.
Aqui no pátio ou na Secretaria da Igreja, você encontra a Rifa da Páscoa deste ano. No telão, você pode ver quais são os prêmios:
Todos os prêmios da rifa foram doados por empresas de nossa cidade ou por paroquianos. Ali no telão, você vê o nome dessas empresas. Muito obrigado a todos!
1º Prêmio – Moto elétrica – doação de diversos paroquianos e empresas – nomes no telão da igreja.
2º Prêmio – Uma cama de casal completa – doação de Leonardo da Casa e Conforto.
3º Prêmio – Ar-condicionado Split 9.000 BTUs – doação de Leonardo da LA Santos Refrigeração.
4º Prêmio – Uma cesta de chocolates da Cacau Show – doação de nossa paroquiana Filomena.
Um dos mais expressivos exemplares da arquitetura colonial no Brasil, o Convento tem como destaques as pinturas no teto da capela-mor, dos painéis dos altares laterais e do piso de lajotas de barro.
Construído em pedra e cal, foi inaugurado em 1696, logo após a elevação de Cabo Frio à condição de cidade. No início, era uma construção quadrangular com pequeno claustro. Por dois séculos manteve-se como um local de estudos, vindo a ser o primeiro colégio da cidade. Ali, os franciscanos ergueram a Ordem Terceira da Penitência e, ao lado, o cemitério, com rico acervo em arte mortuária.
O complexo arquitetônico também abrange o Cruzeiro de Santo Antônio, em frente ao convento, provavelmente construído na mesma época da igreja.
Dentro do Convento funciona, desde 1982, o Museu de Arte Religiosa e Tradicional, com exposição de imagens barrocas em terracota e madeira. Abre para visitação nos seguintes dias e horários: sábados, domingos e feriados: das 14h às 18h; e de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h. Há visitas guiadas.
O convento fica localizado no Largo de Santo Antônio, s/nº, Centro. Tel.: (22) 2643-6898.
HISTÓRICO DA COMUNIDADE SANTA CLARA
O Centro Comunitário Santa Clara foi fundado em julho de 1987, por Frei Márcio de Araújo Terra, OFM, e um pequeno número de irmãs franciscanas e outras pessoas da comunidade que acompanhavam o grupo em visita às famílias, rezando o Terço à Maria Santíssima e levando a Palavra de Deus aos irmãos pela leitura do Santo Evangelho, antes de ser inaugurada a Capela.
O terreno onde foi construído o Centro Comunitário e a Capela foi doado pela Prefeitura Municipal de Cabo Frio e a construção foi feita com o dinheiro que veio da Alemanha para ser aplicado numa instituição religiosa e comunitária. A primeira reunião com os irmãos foi realizada no dia 6 de julho de 1987 sob a orientação do Frei Márcio. Foram organizadas as equipes de serviço dando início aos trabalhos da Comunidade.
Frei Márcio organizou a fabricação de picolés juntamente com os meninos da comunidade e familiares que o ajudavam nesse trabalho, dando condições aos menores para que, trabalhando, ajudassem suas famílias. Além disso, recebebiam a doutrina religiosa e oravam. Nesse período, com o incentivo do Frei Márcio, a comunidade recebeu a COMAC, uma instituição mantida pela LBA (Legião Brasileira de Assistência) que prestou seus trabalhos em benefício aos menores carentes oferecendo cursos de aprendizagem para meninos e meninas e também para as mães que aceitaram esse trabalho e eram recompensadas juntamente com as monitoras.
Esse movimento durou 18 meses, sendo depois transferido para outro bairro.
O nome do “Centro Comunitário Santa Clara” foi escolhido pelas irmãs franciscanas e confirmado pelos irmãos e pelo Frei Márcio, durante as comemorações do Tríduo de Santa Clara em homenagem ao dia da padroeira, 11 de agosto de 1987.
Frei Márcio deixou esta comunidade em 1989. A partir desta data, a comunidade ficou sendo atendida pelos Ministros Extraordinários da Eucaristia até 1990.
Com a chegada dos Padres João Luiz d’Assumpção e Márcio Durval Soares, que assumiram as celebrações das Missas aos segundos domingos de cada mês, como era anteriormente, e os Ministros Extraordinários da Eucaristia, que assumiram o culto nos outros domingos, sob a orientação do Pároco Padre João Luiz.
A partir deste período as atividades da comunidade cresceram com a Implantação da Evangelização 2000 e outros movimentos como: Grupo de Oração da Renovação Carismática Católica, Legião de Maria responsável pelo Terço durante a semana, orações e visitas às famílias e hospitais. Os coordenadores dos movimentos formaram as seguintes pastorais: do Batismo, dos Enfermos, da Criança, do Dízimo e do Dispensário; além da Catequese, Cruzada Eucarística, Catecumenato, Iniciação Cristã para Adultos, Grupo Jovem e Coral.
Missas:
Endereço:
Missas dominicais:
Endereço:
Missas:
Endereço:
A devoção a Sant’Anna iniciou em 1951, com a chegada da imagem da Santa, adquirida no Rio de Janeiro, por um marinheiro chamado João Canadá que fazia parte da tripulação do navio “Eva” que transportava sal. Chegando em Cabo Frio, ele convidou vários amigos para uma reunião que se realizou na casa do Sr. José Barbosa. O motivo da reunião foi a doação da imagem aos moradores do bairro de Vila Nova, e que a adotaram como Padroeira do bairro. Em seguida, foi organizada uma comissão encarregada de organizar as atividades para a construção de uma Capela.
A Imagem ficou na casa do primeiro “Festeiro” nomeado, o Sr. José Barbosa.
A partir deste ano, o dia 26 de julho, vem sendo comemorado com festas na rua e procissão. A primeira procissão a percorrer as ruas do bairro foi organizada pela esposa do primeiro “Festeiro”, D. Antônia.
Foi construído um Barracão para bailes e barraquinhas. O lucro alcançado nesses eventos eram destinados para a comunidade. Todo ano nomeava-se um novo “Festeiro” e a renda das atividades ficava sob a responsabilidade de um tesoureiro.
Na década de 90, a Paróquia Nossa Senhora da Assunção, através da comunidade de Sant’Anna formada pelo Grupo “Herança Celeste” da Evangelização, liderado por Maria Evelina (Vevé) e sob a orientação do Pe. João Luiz, exerceu seus Movimentos Pastorais no bairro Morubá. As celebrações eram feitas em uma capela improvisada numa sala alugada, e com um pequena imagem, cedida pela Paróquia. Essa atuação durou de 1991 até 1997.
A partir de julho de 1997, conforme as diretrizes do “Projeto Rumo ao Novo Milênio”, a Paróquia decidiu dividir as comunidades em Regiões, e Sant’Anna passou a ser a Região 2 (Vila Nova, Morubá e Algodoal), ficando sob a responsabilidade do coordenador Sr. Oly Porfírio de Azevedo.
Até 1999 as celebrações e atividades eram realizadas alternadamente: na capela do Morubá, na Creche de Maria e na capela improvisada na praça de Vila Nova.
Num mutirão de fé, amor e solidariedade foi conseguido doação de material, trabalho e dinheiro para erguer em madeira a Capela de Sant’Anna num terreno doado pelo Vereador Marcio Correa.
A comunidade teve a Graça Divina de comemorar a Festa de Sant’Anna nos dias 26,27 e 28 de 2001, com celebração de Tríduo de Louvor na Capela. No dia 29 a comunidade doa a imagem da Santa para a Capela e Pe. Wallace presidiu a primeira Missa, consagrando a Capela e abençoando os fiéis.
Missas:
Endereço:

Endereço:
Praça Porto Rocha, s/nº - centro - Cabo Frio - RJ
E-mail: secretaria15pnsa@gmail.com
Contato: (22) 98811-7023 (celular e WhatsApp)