a serem realizados DE 27 DE fevereiro a 05 de ABRIL de 2019
1) Para que servem e onde podem ser praticados os Exercícios Espirituais?
Servem para ser uma “escola de oração e de caridade”, promovendo uma profunda união com Deus, desenvolvendo no praticante o crescimento espiritual. Podem ser praticados em “Retiro Espiritual” ou na “Vida Cotidiana”. Neste último caso, sem se afastar de seus afazeres diários, você poderá fazer os exercícios no dia a dia de sua vida.
2) Como praticar os Exercícios Espirituais na Vida Cotidiana?
a- Procure um lugar reservado que lhe proporcione silêncio para o diálogo com Deus
b- Tenha a Bíblia em mãos.
c- Tenha a cartela com os exercícios espirituais por dia
3) Roteiro dos Exercícios Espirituais
Faça-o de preferência na oração da manhã, a fim de cumprí-lo ao longo do dia.
Primeiro Passo - Colocar-se na presença de Deus: Faça sua oração. Oração é um diálogo, é uma abertura de coração! É muito importante que você formule a oração com suas próprias palavras.
Após a Oração inicial, tome a cartela e raspe um dos exercícios espirituais, leia-o e tome sua Bíblia.
Segundo Passo - Meditar a Palavra de Deus: Leia com atenção o texto bíblico que está proposto para o exercício espiritual de cada dia. Medite o que Deus está dizendo através de sua palavra. O que a Palavra fala a você pessoalmente? Demorar-se um pouco na meditação do texto bíblico, permitindo que a Palavra de Deus ecoe no íntimo de seu ser.
Terceiro Passo - Fazer um Colóquio com Deus: Após a meditação, fale a Deus o que você está sentido. Não tenha receio de manifestar a Deus os verdadeiros sentimentos e pensamentos que o presente exercício espiritual suscitou em você.
Quarto Passo - Crie um propósito: Transforme sua oração em prática. Faça o que se pediu no exercício espiritual. Se o exercício é feito à noite o propósito é para o dia seguinte, se o exercício é feito pela manhã, então o propósito é para o mesmo dia.
Quinto Passo- Cumprir o propósito estabelecido.
Desejamos a você boa preparação para a Páscoa Pe. Marcelo Chelles - Pe.João Gabriel
|