CAPELA DE SÃO BENEDITO
NA NOITE DESTA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA, DIA 14 DE JUNHO, FOI REALIZADA A ASSINATURA DO TERMO DE OUTORGA DE VERBA DE FOMENTO PARA A REFORMA DO PRÉDIO HISTÓRICO DA CAPELA DE SÃO BENEDITO NO BAIRRO DA PASSAGEM EM CABO FRIO.
O BAIRRO DA PASSAGEM, É PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE NOSSA CIDADE, POIS FOI ALI QUE TUDO COMEÇOU. A PASSAGEM FOI A PRIMEIRA ÁREA DE POVOAÇÃO DE CABO FRIO, TENDO SIDO O ÚNICO NÚCLEO URBANO ENTRE 1616 E 1660.
A DENOMINAÇÃO DO LOCAL “PASSAGEM”, PROVÉM DO PORTO, UMA VEZ QUE ALI SE DAVA O EMBARQUE E O DESEMBARQUE DE PESSOAS E DE MERCADORIAS QUE, ATRAVESSAVAM O CANAL DO ITAJURU, NO PERÍODO IMPERIAL.
AQUELE PRIMEIRO NÚCLEO URBANO PROSPEROU LENTAMENTE, BASEANDO SUA ECONOMIA, NA AGRICULTURA, COM A MÃO-DE-OBRA ESCRAVA. PORÉM, APÓS A TRANSFERÊNCIA DA CIDADE PARA O LARGO DA MATRIZ (ATUAL PRAÇA PORTO ROCHA) - O QUE SE DÁ DEFINITIVAMENTE EM 1660, EM RAZÃO DA BUSCA E PROXIMIDADE COM FONTES DE ÁGUA DOCE, O BAIRRO DA PASSAGEM PERDEU SEU PROTAGONISMO E SE ATEVE ÀS ATIVIDADES MARÍTIMAS.
AINDA NO SÉC XVIII, A FIM DE REVITALIZAR O BAIRRO DA PASSAGEM, UM ILUSTRE MORADOR, CHAMADO JOÃO BOTELHO, MINISTRO DA ORDEM TERCEIRA DE SÃO FRANCISCO DA PENITÊNCIA, RECEBEU, DA CÂMARA MUNICIPAL, A CESSÃO DO TERRENO, PARA A CONSTRUÇÃO DA CAPELA DE SÃO BENEDITO, INAUGURANDO-A EM 1761.
A CAPELA É UM IMPORTANTE MARCO DE NOSSA CIDADE, QUER SEJA POR SUA EXPRESSÃO RELIGIOSA, QUER SEJA POR SUA EXPRESSÃO ARQUITETÔNICA, HISTÓRICA E CULTURAL.
EM RAZÃO DISSO A CAPELA DE SÃO BENEDITO, ESTÁ SOB OS CUIDADOS DE TRÊS TOMBAMENTOS. TOMBAMENTO FEDERAL (IPHAN), ESTADUAL (INEPAC) E MUNICIPAL (IMUPAC).
DESDE OUTUBRO DE 2014, APÓS VISITA TÉCNICA DO IPHAN, A CAPELA FOI INTERDITADA.
NO INÍCIO DE 2015, COMEÇAMOS OS ENTENDIMENTOS JUNTO AO INEPAC, PARA DAR INÍCIO AOS PROJETOS EXIGIDOS PELO ÓRGÃO DE TOMBAMENTO.
FORAM MUITAS IDAS E VINDAS ATÉ A APROVAÇÃO, O QUE SE DEU EM SETEMBRO DE 2022 - LEMBRANDO QUE A PANDEMIA ATRASOU BASTANTE O ANDAMENTO. DEPOIS DA APROVAÇÃO NO INEPAC FORAM NECESSÁRIOS AINDA OUTROS DOIS PASSOS: APROVAÇÃO JUNTO AO IPHAN E POR ÚLTIMO JUNTO AO IMUPAC. HOJE TEMOS TODAS AS APROVAÇÕES EM MÃOS.
EM JANEIRO DE 2024, FOMOS INFORMADOS A RESPEITO DO EDITAL QUE A FAPERJ LANÇARIA EM BREVE. ESSE EDITAL DIZIA RESPEITO AO APOIO À RECUPERAÇÃO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO DO PERÍODO COLONIAL.
ENTÃO, TÃO LOGO O EDITAL FOI PUBLICADO, A NOSSA EQUIPE TÉCNICA, QUE JÁ ESTAVA TRABALHANDO NO PROJETO DE RESTAURAÇÃO E NA LEGALIZAÇÃO PARA A OBRA, CUMPRIU TODAS AS ETAPAS EXIGIDAS PELO EDITAL E, NO MÊS DE MAIO, FOMOS INFORMADOS DE NOSSA APROVAÇÃO.
O ATO QUE ACONTECEU NESTA SEXTA-FEIRA, DIA 14/06, DA ASSINATURA DO TERMO DE OUTORGA, CUJO VALOR SERÁ DE 2,5 MILHÕES DE VERBA DE FOMENTO PARA A REFORMA DO PRÉDIO DA CAPELA, NOS DARÁ A ALEGRIA DE REVER A CAPELA DE SÃO BENEDITO REABERTA AO PÚBLICO.
POR TUDO QUE JÁ FOI EXPOSTO ACIMA, FICA CLARO QUE A HISTÓRIA DESSA CAPELA SE ENTRELAÇA COM A HISTÓRIA DE CABO FRIO. ESSA CIDADE, QUE É UM DOS MAIS IMPORTANTES CENTROS TURÍSTICOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, PORQUE É RECONHECIDA POR SUA BELEZAS NATURAIS, POR SUA VOCAÇÃO HISTÓRICA E POR SEU PATRIMÔNIO CULTURAL.
PORTANTO, CUIDAR DO PATRIMÔNIO FÍSICO DESTA CAPELA, É CUIDAR DO SENTIMENTO DE PERTENÇA, É RESTABELECER A ALEGRIA, O ÂNIMO E A HISTÓRIA DESSA CIDADE, QUE TANTO SE ORGULHA DE SER A SÉTIMA CIDADE MAIS ANTIGAS DO BRASIL.