A Pastoral da AIDS é um serviço da Igreja, organizado para ajudar nos desafios que a AIDS apresenta para a sociedade. Cientes de que a trato com essa doença exige uma ação global para seu efetivo enfrentamento, a Pastoral da AIDS, animada pela fé em Jesus Cristo, como Igreja, contribui para a diminuição do número de infecções, auxilia moral, civil e espiritualmente a vida daqueles já infectados, procurando garantir dignidade para todas as pessoas que vivem e convivem com HIV/AIDS.

Objetivo

Incentivar o cuidado de si e dos outros, humanizando relações e promovendo a vida como bem maior, frente à realidade da AIDS e ao processo de exclusão que atinge a maioria do povo.

Missão e Compromisso

Em comunhão com a Igreja, evangelizar homens e mulheres. Atenta às necessidades das pessoas que vivem com HIV, trabalhar na prevenção e contribuir com a sociedade na contenção da doença, envolvendo todos os cristãos na luta contra a AIDS, sendo presença solidária e misericordiosa, acolhendo e promovendo a vida como bem maior.

Dimensões Prioritárias

• Prevenção e Formação de Agentes: A partir dos valores cristãos, oferecer elementos para que as pessoas possam discernir e assumir as formas mais adequadas de prevenção;
  • Acolhida e Solidariedade: Promover a solidariedade e acolhida incondicional das pessoas que vivem e convivem com AIDS;
  • Mística e Espiritualidade: Fortalecer a mística e a espiritualidade dos agentes e das equipes como base da ação pastoral, tendo a palavra de Deus como fonte inspiradora;
  • Incidência Política: Exercer o compromisso social da fé, exigindo políticas públicas que garantam os direitos da população e exercendo o controle social para sua efetivação, estimulando a participação cidadã;
  • Articulação e Parceria (Pastoral de Conjunto): Assumir o trabalho da AIDS de forma articulada e em parceria com outros atores sociais: ONGs, redes, profissionais de saúde, órgãos governamentais, pastorais e movimentos.

• Secretaria Paroquial

• Segunda a Sexta-feira - 09h às 18h
  • Sábado - 09h às 12h

Praça Porto Rocha, s/nº - centro - Cabo Frio - RJ