MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA SAGRADA COMUNHÃO - MESC

Este Ministério é exercido por um leigo ou leiga, a quem é dada a permissão temporária de distribuir a Sagrada Comunhão aos fiéis na Santa missa e em outras circunstâncias. O MESC nasceu após o Concílio Vaticano II, pela necessidade de apoio aos Ministros Ordinários ( Bispos, Presbíteros e Diáconos ), na missão tão ampla de evangelizar, como faziam as primeiras comunidades cristãs ( Atos 6,3).O termo extraordinário deve ser entendido como “necessário”, o que leva o MESC a estar sempre pronto para o serviço na comunidade.

O carisma do MESC é ser sinal de unidade e expressão de vivência do mandato, de Cristo: “ Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei.” A principal missão dos MESCs é levar Cristo Vivo aos necessitados, doentes e moribundos com o propósito de alimentar os que clamam pelo alimento que só o Senhor ressuscitado é capaz de dar. A função do MESC deve ser um estímulo para crescer na fé e na comunhão, nunca como honraria pessoal, mas sempre e somente um serviço a ser prestado para a comunidade.

Pede-se ao MESC: viver de forma exemplar, segundo o Evangelho e as leis da Santa Igreja. Ele deve conhecer a Doutrina da Igreja, O Catecismo, os Documentos da Igreja, especialmente aqueles referentes à Eucaristia, pois Ela é o “centro da vida  da Igreja”, podendo realizar a Celebração da Palavra e orientar as pessoas a quem leva  a Eucaristia.

Deve orientar e viver o que a Igreja ensina, especialmente em relação à Sagrada Comunhão e as condições para recebê-la dignamente. Compete ao Arcebispo conceder o mandato ao MESC, podendo fazê-lo através de delegado designado. O candidato deve ser apresentado pelo sacerdote responsável pela Paróquia e ter mais de 25 anos. O mandato do MESC é conferido pelo prazo de 3 anos, podendo ser renovado ou interrompido a critério do Pároco.

Visando uma formação permanente e também para dirimir dúvidas, dar avisos, corrigir maneiras de atuar é realizada uma reunião mensal, cuja participação do MESC é obrigatória. Bem como, obrigatoriamente, o ministro deverá participar   de pelo menos três encontros de formação anualmente, nos seguintes âmbitos: Paroquial,  Vicarial e  Arquidiocesano.

São Mateus Moreira, desde 2005, é o Patrono dos MESCs, comemora-se seu dia em 03 de outubro. São Mateus Moreira foi mártir no Rio Grande do Norte, no final do século XVII, quando teve seu coração arrancado pelas costas e ainda teve força para proclamar a sua fé na Eucaristia, dizendo: “Louvado seja o Santíssimo Sacramento”.

(Diretrizes Arquidiocesanas)

Expediente

  • Segunda a Sexta-feira - 09h às 18h
  • Sábado - 09h às 12h

Praça Porto Rocha, s/nº - centro - Cabo Frio - RJ
E-mail: secretaria15pnsa@gmail.com
Tel.: (22) 2643-0082 - (22) 98811-7023

Bênção do Santíssimo Sacramento

  • Quinta-feira - 18h

Batismo

  • Inscrições na Secretaria Paroquial

Bênçãos de objetos, veículos, casas e outros

  • Marcar previamente na Secretaria Paroquial

Matrimônio

  • Informações na Secretaria Paroquial