Mudanças no episcopado brasileiro nesta quarta-feira, 22, nas dioceses de São Luís de Montes Belos (GO) e de Nova Friburgo (RJ).

O Papa Francisco aceitou a renúncia de Dom Carmelo Sacampa, na diocese goiana, nomeando como novo bispo padre Lindomar Rocha Mota. Já em Nova Friburgo, aceitou a renúncia de Dom Edney Gouvea Mattoso e nomeou como administrador apostólico Dom Paulo Antônio de Conto, bispo emérito de Montenegro (RS).

Tanto Dom Carmelo como Dom Edney passam agora a ser bispos eméritos, ou seja, ficam desobrigados das funções concernentes ao governo de sua diocese, mas permanecem no exercício de seu ministério durante toda a vida. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou a ambos um agradecimento pela trajetória episcopal e contribuição para a Igreja no Brasil.

A entidade também saúda padre Lindomar, manifestando alegria com o anúncio de sua nomeação como novo bispo de São Luís de Montes Belos. “O Senhor lhe conceda, pela intercessão de Nossa Senhora, um abençoado ministério episcopal. Conte com nosso apoio e orações”. Da mesma forma, envia votos de um frutífero trabalho a Dom Paulo de Conto na administração da diocese de Nova Friburgo.

Novo membro do episcopado

Padre Lindomar Rocha Mota nasceu em Arataca (BA), em 1971. Foi ordenado sacerdote em 1998, por Dom Paulo Lopes de Faria. É doutor em filosofia moderna pela Universidade Gregoriana e pós-doutor em direitos humanos e democracia pelo Ius Gentium Conimbrigaede, de Coimbra.

Na arquidiocese de Diamantina (MG), foi membro dos conselhos presbiteral, econômico, dos consultores e coordenador do V Sínodo Arquidiocesano. O presbítero foi reitor do seminário menor e do seminário maior, diretor espiritual, chanceler do arcebispado, diretor do Instituto de filosofia e teologia do Seminário, vigário paroquial da Catedral e da paróquia São Judas Tadeu e pároco na paróquia de São José.

Ele foi assessor da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB de 2003 e 2007. Atualmente, é pároco na paróquia de Santo Antônio de Curvelo e diretor da Faculdade Arquidiocesana de Curvelo (MG).

Expediente

Seg a sex  09h às 18h, Sáb 9h às 12h
E-mail: secretaria15pnsa@gmail.com
Tel.: (22) 2643-0082

Bênção do Santíssimo Sacramento

Qui às 18h (antes da Santa Missa), na Matriz Histórica

Batismo

Inscrições terça-feira das 14h às 17h (Recesso, volta 11 de fevereiro)

Bênçãos de objetos (veículos, casas e outros)

Marcar previamente na Secretaria Paroquial

Matrimônio

Informações e entrega de documentos na Sec. Paroquial com a presença dos noivos