Estar pronto para sacrificar sua vida. Para um guarda suíço, isso significa jurar Fidelidade, lealdade e devoção ao Santo Padre a Guarda Suíça conta a história."

O dia 6 de maio é o mais importante para cada membro da Guarda Suíça Pontifícia, pois a cada ano, em cerimônia realizada no Pátio São Dâmaso do Palácio Apostólico, os novos recrutas prestam seu juramento no Corpo de Guarda dos Papas.

E justamente o juramento foi o tema escolhido para o quarto vídeo da série de videoclipes lançados nos últimos meses, com o objetivo de mostrar a vida do Corpo que tem a missão de garantir a segurança do Sumo Pontífice.

A comemoração

O vídeo, intitulado "O Juramento", repassa as etapas-chaves da celebração, a começar pela deposição da coroa na Praça dos Protomártires Romanos, no Vaticano,  perto do Cemitério Teutônico, em memória dos 147 guardas suíços que morreram em defesa do Papa Clemente VII, durante o 'Saque de Roma'.

Era 6 de maio de 1527, somente 42 dos 189 guardas sobreviveram ao massacre dos “Lanzichenecchi”, conseguindo levar o Papa com segurança por uma passagem secreta - o chamado "Passetto" - até o Castelo de Santo Ângelo.

Fidelidade para sempre

Criado pelo Vatican Media e pela Oficina de Comunicação, sob a égide do Dicastério para a Comunicação da Santa Sé, o clip mostra também a entrada do destacamento no Pátio de São Dâmaso, a participação na Santa Missa celebrada na Basílica de São Pedro e a marcha em direção ao Palácio Apostólico no Vaticano, para chegar à Sala Clementina, onde tradicionalmente se realiza a audiência com o Sumo Pontífice no dia 4 de maio.

E depois, há a história de diversos momentos mais privados, como aqueles passados ​​com membros da família antes de jurar fidelidade para sempre. O juramento, de fato, significa dar prova de total devoção e lealdade ao Santo Padre. Cada guarda está pronto para sacrificar sua vida.

A cerimônia de 2019 está próxima. "Serão 23 os recrutas que prestarão o juramento em 6 de maio", antecipa o sargento Urs Breitenmoser, responsável de comunicação da Guarda Suíça Pontifícia. No ano passado, foram 32. Um decréscimo significativo, que se pretende conter também através da série de videoclipes que continuarão nos próximos meses, com o objetivo de estimular a curiosidade dos jovens suíços ​​em fazer parte deste mundo.

Eugenio Bonanata - Cidade do Vaticano

Expediente

Seg a sex  09h às 18h, Sáb 9h às 12h
E-mail: secretaria15pnsa@gmail.com
Tel.: (22) 2643-0082

Bênção do Santíssimo Sacramento

Qui às 18h (antes da Santa Missa), na Matriz Histórica

Batismo

Inscrições terças e quintas das 14h às 17h

Bênçãos de objetos (veículos, casas e outros)

Marcar previamente na Secretaria Paroquial

Matrimônio

Informações e entrega de documentos na Sec. Paroquial com a presença dos noivos