Em uma paróquia de grande dimensão, não é de se estranhar que aconteçam grandes manifestações religiosas tomem conta da Semana Santa. Em todas as regiões do Brasil, as celebrações são marcadas pelas tradições populares e pela fé no Cristo Ressuscitado.

Uma destas tradições é a procissão do Fogaréu, que se realiza em várias paróquias, a paróquia Nossa Senhora da Assunção em Cabo Frio, também prepara com muito zelo.

Ao som de tambores e à luz de tochas, tem início a Procissão do Fogaréu. O ritual simboliza a procura e a prisão de Cristo. Cerca de 40 homens encapuzados representam os soldados romanos. Carregam as tochas enquanto um coro entoa cantos.

A Procissão é acompanhada por centenas de pessoas. Ela tem seu inicio logo após a Missa na matriz auxiliar, passa por ruas específicas do centro da cidade e seu encerramento acontecerá no Convento Nossa Senhora dos Anjos com a prisão de Jesus Cristo.

No dia 26 de março, aos sons dos tambores e conduzindo tochas todos paroquianos e visitantes irão vivenciar um momento que nos leva a refletir o Plano de Salvação para a humanidade. A primeira procissão ocorreu em 2017, quando o pároco padre Marcelo Chelles trouxe o costume à cidade.

 

Por: Maria Lúcia Menezes

Expediente

Seg. a sex. 9h às 18h, Sáb. 9h às 12h
E-mail: secretaria15pnsa@gmail.com
Tel.: (22) 2643-0082

Bênção do Santíssimo Sacramento

Qui., às 18h (antes da Santa Missa), na Matriz Histórica

Batismo

Inscrições às terças, das 9h às 12h e 14h às 17h, na Matriz Auxiliar

Bênçãos de objetos (veículos, casas e outros)

Marcar previamente na Secretaria Paroquial

Matrimônio

Informações e entrega de documentos na Sec. Paroquial com a presença dos noivos