O frio do interior paulistano serviu para aquecer a fé nos corações dos fiéis da Arquidiocese de Niterói,

que participaram da peregrinação arquidiocesana ao Santuário Nacional de Aparecida, no dia 8 de setembro. Sob a orientação espiritual do Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco e do Arcebispo emérito, Dom Frei Alano Maria Pena, o grupo, formado por quase 10.000 fiéis, de diversas paróquias da Arquidiocese, participou da Santa Missa no Santuário e recitou o terço de Nossa Senhora, na Tribuna Papa Bento XVI.

Além dos fiéis, segundo a secretaria da Cúria Arquidiocesana, foram à peregrinação cerca de 220 ônibus, aproximadamente 62 padres e 30 diáconos, além de religiosos, religiosas, consagrados e consagradas.

Na manhã de sábado, dia 9 de setembro, houve a celebração da Santa Missa, no altar central da Basílica do Santuário de Aparecida, presidida por Dom José Francisco.

Em sua homilia, Dom José Francisco lembrou a atual situação que o pais vem enfrentando, e destacou: “Estamos vivendo um grave momento de crise e, em comunhão com a Igreja de todo o Brasil, pedimos a Deus, com a intercessão da Senhora Aparecida, a bênção da paz para todo o nosso país, e que sejamos agentes e construtores da paz, alimentados pela Eucaristia.”

Lembrou ainda que, “em cada Missa de que participamos, nós estamos bebendo na fonte da dação amorosa, que é o próprio Cristo. Ele nos chama para o compromisso de testemunhar, na comunidade e na sociedade, o seu amor misericordioso que nos salva e é capaz de transformar o mundo. ”

“A nossa romaria recorda-nos também que somos peregrinos, caminhantes neste mundo. E em meio às crises e dificuldades não estamos sozinhos, como nos ensinou o salmista: ‘Quem me protege e me ampara é meu Deus; é o Senhor quem sustenta minha vida’ (Sl53,6). ” Dom José Francisco enfatizou, concluindo sua homilia: “Em romaria, na casa da Mãe Aparecida, pedimos que ela nos ensine a viver a lei do amor ensinada por seu filho Jesus, que nos reconciliou pela sua morte e ressurreição. ”

Ao término da Missa, as caravanas das paróquias rezaram, com o Arcebispo, o Terço de Nossa Senhora, na Tribuna Papa Bento XVI.

O Bispo Auxiliar de Niterói, Dom Luiz Ricci, enviou uma mensagem de Roma, dizendo-se em comunhão com a Arquidiocese, pois estava também em peregrinação ao túmulo de São Pedro, rezando pela Arquidiocese.

Dona Eliete contou que “estou com meu coração radiante por poder participar da peregrinação, nos 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida. ” Já a senhora Rosana destacou que é momento de oração pelo Brasil, que dela tanto precisa.

O Vigário Episcopal da região oceânica aproveitou o momento para rezar e pedir pela construção da Nova Catedral São João Batista, cujas obras já começaram. Outras informações sobre essa construção, poderá ser obtida no site: novacatedral.com ou pelo telefone 21 3602-1700.

A Romaria da Arquidiocese de Niterói ao Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida, em Aparecida (SP), acontece desde 1999, anualmente, e os fiéis, além de participarem da Santa Missa, rezam o terço de Nossa Senhora.

Por João Dias
Entrevistas: Adigar José
Fotos: Padre Ricardo Mota
Vídeo: Dom Luiz Ricci por whatsapp

EXPEDIENTE

  • Segunda a Sexta-feira - 09h às 18h
  • Sábado - 09h às 12h

Praça Porto Rocha, s/nº - centro - Cabo Frio - RJ
E-mail: secretaria15pnsa@gmail.com
Tel.: (22) 2643-0082 - (22) 98811-7023 wpp

Bênção do Santíssimo Sacramento

  • Quinta-feira - 18h

Batismo

  • Inscrições na Secretaria Paroquial

Bênçãos de objetos, veículos, casas e outros

  • Marcar previamente na Secretaria Paroquial

Matrimônio

  • Informações na Secretaria Paroquial