Dom Frei Alano Maria Pena O.P., Arcebispo emérito da Arquidiocese de Niterói, comemora hoje seu 42º aniversário de ordenação episcopal.
A Ordenação Episcopal de Dom Alano aconteceu em 25 de maio de 1975, em Belém-PA, quando assumiu o Lema Episcopal: “Ut unum Sint” (Que sejam um). O seu pastoreio na Igreja particular de Niterói é uma expressão visível do seu lema, e suas atitudes de pastor revelam a intenção de que todos sejamos um em Cristo Jesus.
“Os Bispos, sucessores dos Apóstolos, assumem na liberdade a responsabilidade plena de se entregarem ao serviço do Evangelho, sabedores que carregam um tesouro em vasos de barro (cf. II Cor 4,7). Eles são constituídos Pastores da Igreja, com a missão de ensinar, santificar e guiar, em comunhão hierárquica com o Sucessor de Pedro e com os outros membros do Colégio Episcopal” (Apostolorum Successores, Introdução).
Dom Frei Alano ficou à frente da Arquidiocese de Niterói por 7 anos, e no dia 30 de novembro de 2011, renunciou ao governo, em conformidade com Can. 401, §1º do Código de Direito Canônico.
A Arquidiocese de Niterói eleva aos céus as suas preces pela vida e vocação de Dom Alano, que há 42 anos serve a Igreja, entregando sua vida, num total espírito de doação e despojamento de si mesmo, em função da construção do reino de Deus. Ao mesmo tempo, imbuída pelo espírito de gratidão a Deus e exultante de alegria, parabeniza seu Arcebispo emérito, pela passagem do aniversário de Ordenação Episcopal. Parabéns, Dom Frei Alano!
Por João Dias