Você sabe a razão pela qual as Igrejas velam (cobrem) as imagens no Tempo da Quaresma?
 
A tradição de velar as imagens, especificamente a partir do 5º Domingo da Quaresma, é bastante antiga. Hoje, diferente do que era antes, não existe mais a obrigatoriedade para a realização de tal ato nas Igrejas, mas as orientações litúrgicas recomendam que este costume seja preservado.
 
Há uma interessante interpretação deste gesto, chamado “velatio”, que ensina que este funciona como um sinal que antecipa à vida da Igreja, o luto da Paixão e Morte de Jesus Cristo. É também um convite a todos os fiéis a uma penitência mais profunda durante os últimos dias da Quaresma, somada a um esforço maior para a conversão.
 
Pode-se, enfim, considerar que a razão pela qual a orientação de cobrir as imagens dos santos, durante a Quaresma, seja para recordar ao povo de que o centro da vida da Fé é o Mistério da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor, que se atualiza no altar a cada Celebração Eucarística, e de forma soleníssima no dia da Páscoa.
Portanto, para que os fiéis não se “distraiam”, e melhor vivam a Festa da Páscoa, onde toda a devoção cristã deve fundamentar-se, é preciso cobrir as imagens dos santos – que servem para nos testemunhar a glória daqueles que souberam amar a Deus, e hoje já O contemplam – e contemplar aquilo, ou melhor, Aquele que é o centro de nossas vidas: Jesus Cristo, Redentor nosso, que se doa, uma vez mais, no altar do sacrifício; o que um dia aconteceu no madeiro do Calvário, de forma cruenta e dolorosa, hoje se dá em cada Igreja pelo mundo inteiro, de forma incruenta e gloriosa. O altar é colocado em evidência porque é para o que se opera nele que todo coração cristão deve voltar-se: o Mistério da Salvação oferecido por Cristo, sofrido com Cristo e realizado em Cristo.
 
Que estes últimos dias da Quaresma, meus irmãos, pela intercessão da Virgem Maria, sejam propícios para uma verdadeira e profunda experiência no amor de Deus, que nos convida a, sem demora, abandonarmos os nossos pecados, para vivermos a plena realização das bem-aventuranças do seu Reino, um dia glorificados em Cristo Jesus, que vive e reina para sempre. Amém!
 
Salve Maria!

EXPEDIENTE

  • Segunda a Sexta-feira - 09h às 18h
  • Sábado - 09h às 12h

Praça Porto Rocha, s/nº - centro - Cabo Frio - RJ
E-mail: secretaria15pnsa@gmail.com
Tel.: (22) 2643-0082 - (22) 98811-7023 wpp

Bênção do Santíssimo Sacramento

  • Quinta-feira - 18h

Batismo

  • Inscrições na Secretaria Paroquial

Bênçãos de objetos, veículos, casas e outros

  • Marcar previamente na Secretaria Paroquial

Matrimônio

  • Informações na Secretaria Paroquial