Sim, a felicidade está ao nosso alcance! E há 4 maneiras que podem nos ajudar a encontrá-la.

felicidade felicidadeComo ser feliz? Talvez essa seja uma das perguntas que movem a existência do ser humano.

De fato, o fim de janeiro é a época mais infeliz do ano. O Natal já se foi deixando apenas as contas. Adicione uma pandemia e tensão política e você terá a receita para uma infelicidade séria.

O incomparável Padre Robert Spitzer parece ter um caminho e possíveis respostas para a pergunta sobre como ser feliz. Ele aborta o tema explicando “Os Quatro Níveis de Felicidade”. Esta abordagem realmente foi muito útil para mim neste janeiro.

Como ser feliz: níveis de felicidade

O primeiro nível de felicidade vem de maximizar o prazer e minimizar a dor. Essa é, portanto, a felicidade mais fácil de se obter, a mais fácil de perder e a que menos provavelmente lhe fará feliz por muito tempo.

Nosso mundo é extraordinariamente bom em proporcionar esse tipo de felicidade. Você pode comprar comida excelente em uma caixa, videogames emocionantes e um estoque imediato de álcool ou, cada vez mais, outras drogas recreativas, por exemplo. O problema, entretanto, é que todas essas coisas tornam a vida sem prazer insuportável. E pior: o tédio é a maior ameaça para uma pessoa que vive para o prazer e a felicidade. Além disso, a pressa em acabar com o tédio frequentemente termina em ansiedade e arrependimento.

Paradoxalmente, a melhor maneira de obter esse tipo de felicidade é por meio da moderação, e a melhor maneira de construir moderação é jejuar ocasionalmente.

Felicidade e vitória

Em segundo lugar está a felicidade que vem da sensação de vitória. Essa felicidade vem de se comparar com os outros. Você obtém gratificação por ter mais do que seu vizinho – mais talento, mais dinheiro, mais prestígio, mais bom gosto, mais coisas, por exemplo.

Nossa sociedade também é ótima nisso. Temos setores que nos incentivam a ter mais e mais. As mídias sociais criam a imagem do “mais” que queremos: obter curtidas, compartilhamentos e comentários para provar que estamos #vencendo.

É importante ter uma autoestima positiva, mas confiar demais no nível dois de felicidade deixa você sempre a um passo do desespero.

A melhor maneira de resolver isso é, de fato, por meio da oração. Quanto mais você se concentra em Deus, menos as comparações importam. Seu amor é suficiente, e no bom sentido é humilhante.

Fazer a diferença

O terceiro nível de felicidade tem a ver com fazer a diferença. Esse caminho para a felicidade é muito mais profundo e satisfatório. Vem de descobrir o seu valor em fazer a diferença no mundo e melhorar outras pessoas. A nossa cultura também tem muitas oportunidades para isso. Uma maneira de fazer isso é, por exemplo, praticar a caridade – especialmente quando isso envolve dedicar seu tempo para servir aos realmente necessitados.

Perfeição

O quarto nível de felicidade fluirá para você diretamente da fonte da perfeição.

Amo como o padre Spitzer descreve nossa busca pelo amor perfeito, verdade perfeita, bondade perfeita e ser perfeito. Estamos constantemente insatisfeitos com o amor que recebemos dos seres humanos, nunca obtemos as respostas definitivas que procuramos, somos sempre perseguidos pela injustiça da vida e nunca nos sentimos perfeitamente em casa. Mas estudos mostram que a melhor maneira de encontrar a felicidade de “quarto nível” é na igreja.

A missa pode não parecer o lugar mais abençoado da terra, mas é: é o lugar onde a fonte de toda perfeição entra em nossa imperfeição e entrega todos os níveis de felicidade: os prazeres da música e da arte, autoestima positiva, um sentido de propósito – a presença real de Jesus.

Enfim, quer saber como ser feliz? Saiba que felicidade é estar com Deus!

Fonte: aleteia.org / foto: pascom. pnsassunção

Expediente

Seg a sex  09h às 18h, Sáb 9h às 12h
E-mail: secretaria15pnsa@gmail.com
Tel.: (22) 2643-0082 - 988117023

Bênção do Santíssimo Sacramento

Qui às 18h (antes da Santa Missa), na Matriz Auxiliar

Batismo

Inscrições terça a sexta na secretaria paroquial

Bênçãos de objetos (veículos, casas e outros)

Marcar previamente na Secretaria Paroquial

Matrimônio

Informações e entrega de documentos na Sec. Paroquial com a presença dos noivos