Emblema pode ser usado ao peito, ao pescoço ou preso ao casaco - mas o ideal é levá-lo à altura do coração.

Conhecido como “Detém-te”, este pequeno emblema pode ser usado sobre o peito, em volta do pescoço ou preso ao casaco, embora o ideal seja levá-lo à altura do coração, como um lembrete das palavras de São Paulo: “Tende em vossos corações os mesmos sentimentos que teve Jesus Cristo no seu” (Filipenses 2,5).

O “Detém-te” apresenta a imagem do Sagrado Coração, normalmente circundada pela frase “Detém-te! O Sagrado Coração de Jesus está comigo” ou “Alto! O Sagrado Coração de Jesus está comigo”.

Conta-se que, em 1870, uma cidadã de Roma consagrou ao Sagrado Coração e à Santíssima Virgem o seu filho que estava de partida para a guerra da unificação da Itália, alistado nas tropas dos Zuavos Pontifícios, um regimento militar dos Estados Pontifícios. Depois de consagrá-lo, essa mãe entregou ao filho um “Detém-te” que ela mesma tinha desenhado sobre um pedaço de pano vermelho, dizendo-lhe: “Ele te trará são e salvo”.

O jovem, de fato, voltou ileso da guerra e contou que uma bala tinha lhe atingido o peito, justamente onde ele usava o “Detém-te”, e parado sem causar qualquer dano. A mãe relatou o fato ao Santo Padre.

O Papa concedeu a aprovação definitiva a essa devoção e declarou:

“Isto, senhora, é uma inspiração do céu. Abençoo este Coração e quero que todos aqueles que forem feitos segundo este modelo recebam esta mesma bênção, sem ser necessário que um padre a renove. Além disso, quero que de modo algum Satanás possa causar dano àqueles que trouxerem consigo o Escudo, símbolo do Coração adorável de Jesus”.

O próprio Papa Pio IX ditou então a seguinte oração:

Abri-me o vosso Sagrado Coração, ó Jesus!

Mostrai-me os Seus encantos, uni-me a Ele para sempre. 

Que todos os movimentos e palpitações do meu coração,

mesmo durante o sono, Vos sejam um testemunho do meu amor

e Vos digam sem cessar: Sim, Senhor Jesus, eu Vos adoro…

Aceitai o pouco bem que faço e fazei-me a mercê de reparar o mal cometido,

para que Vos louve no tempo e Vos bendiga por toda a eternidade.

Amém.

Sagrado Coração de Jesus, eu confio em Vós.

(repetir três vezes esta última jaculatória)

Para incentivar esta devoção, o Papa Pio IX concedeu, em 1872, cem dias de indulgência a todos os que o usarem e rezarem um pai-nosso, ave-maria e glória.

Em alguns “Detém-te”, como os que foram usados pelos contrarrevolucionários franceses, desenhou-se um Sagrado Coração coroado por uma cruz e com as palavras “Le Roi” (“O Rei”), reconhecendo a Cristo como o verdadeiro Rei da França e de todos os corações.

O “Detém-te” foi usado também no México pelos cristeros, que pegaram em armas contra o governo anticristão entre 1926-1929. Seu emblema trazia a legenda “Detém-te, inimigo mau; o Coração de Jesus está comigo”.

Recorreram ao “Detém-te”, ainda, os católicos cubanos que combateram contra o regime castrista, pois tinham especial devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Seu emblema dizia: “Detém-te, bala inimiga, que o Coração de Jesus está comigo”.

Ao recitarmos a jaculatória do “Detém-te”, renegamos as obras do mundo, do diabo e da carne e, ao mesmo tempo, solicitamos a proteção daquele que nos amou sem poupar esforços para conseguir o amor dos homens (palavras literais de Nosso Senhor a Santa Margarida Maria Alacoque).

O Papa Pio XII, a respeito da devoção ao Sagrado Coração de Jesus, declarou considerá-la “a mais completa profissão da religião cristã” (encíclica Haurietis Aquas, 15/05/1956).

Fonte: ACIDigital

EXPEDIENTE

  • Segunda a Sexta-feira - 09h às 18h
  • Sábado - 09h às 12h

Praça Porto Rocha, s/nº - centro - Cabo Frio - RJ
E-mail: secretaria15pnsa@gmail.com
Tel.: (22) 2643-0082 - (22) 98811-7023 wpp

Bênção do Santíssimo Sacramento

  • Quinta-feira - 18h

Batismo

  • Inscrições na Secretaria Paroquial

Bênçãos de objetos, veículos, casas e outros

  • Marcar previamente na Secretaria Paroquial

Matrimônio

  • Informações na Secretaria Paroquial